A cultura de uma organização é influenciada por seus lideres, pelo mercado, pelo contexto em que está inserida, entre outros. Com a fundação de uma organização, é firmado ali, às vezes de forma informal, um padrão de comportamento, no entanto, esse padrão dinâmico e não estático, e passa por transformações, devido a fatores internos e externos.
A transição e a tentativa de mudança de uma cultura podem encontrar obstáculos que impedem que as mesmas ocorram.
Nas organizações que são burocráticas, a sua complexidade é vista em diversos parâmetros, devido a questões internas, o que confere ao critério político a tarefa de conseguir o consenso para o alcance dos objetivos da organização. Um exemplo de organizações que são altamente burocráticas é de caráter público.
As organizações burocráticas são também vistas com expressões de poder e ideologias, à medida que os modos de organização servem de instrumentos para os grupos obterem o poder e nele se manterem.
Sugiro que leiam o artigo “Cultura organizacional em ambiente burocrático”, em que retrata um pouco mais a cultura das organizações que são altamente burocráticas como as públicas.
Link para acesso ao artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552002000100011&script=sci_arttext
Nenhum comentário:
Postar um comentário