Níveis da Cultura Organizacional
A Cultura na
organização é apresentada em três níveis, que são os artefatos, valores
compartilhados e pressuposições básicas.
Os artefatos é o nível
mais superficial, são as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se está em
uma organização. São os serviços, produtos, e padrões dos colaboradores. É tudo aquilo que indica algo visualmente ou
aditivamente, são mais fácil de decifrar. Alguns exemplos de artefatos são as
histórias, os lemas, linguagem.
Os valores compartilhados é o segundo nível
da cultura. São valores que justificam por que as pessoas tenham determinadas
atitudes e papéis. Além de legitimar tais comportamentos, esses valores, são
compartilhados. Na maior parte, esses valores são criados pelos fundadores da
organização, mas elas podem sofrer mudanças.
As pressuposições básicas é o terceiro nível da cultura. São fontes mais profunda de valores e ações. É o componente mais
íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes,
percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas
acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na
organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer
faladas.
Fig.1: Os três níveis da cultura organizacional. Fonte:
CHIAVENATO, 2004
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