terça-feira, 25 de agosto de 2015

Níveis da Cultura Organizacional

A Cultura na organização é apresentada em três níveis, que são os artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Os artefatos é o nível mais superficial, são as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se está em uma organização. São os serviços, produtos, e padrões dos colaboradores.  É tudo aquilo que indica algo visualmente ou aditivamente, são mais fácil de decifrar. Alguns exemplos de artefatos são as histórias, os lemas, linguagem.
Os valores compartilhados é o segundo nível da cultura. São valores que justificam por que as pessoas tenham determinadas atitudes e papéis. Além de legitimar tais comportamentos, esses valores, são compartilhados. Na maior parte, esses valores são criados pelos fundadores da organização, mas elas podem sofrer mudanças.

As pressuposições básicas é o terceiro nível da cultura.  São fontes mais profunda de valores e ações. É o componente mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
Fig.1: Os três níveis da cultura organizacional. Fonte: CHIAVENATO, 2004

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