Resumindo o que vimos até aqui...
A cultura organizacional é o primeiro
passo para se conhecer uma organização, pois ela define o modo de comportamento
das pessoas na organização. É a maneira costumeira ou tradicional de pensar e
fazer as coisas, e que guia o comportamento e a tomada de decisão das pessoas.
Por isso, a cultura precisa estar alinhada juntamente com outros aspectos das
decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e
controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Existem culturas bem-sucedidas, isto é,
que são flexíveis e inovadoras o suficiente para conduzir organizações para o
sucesso, ao lado de culturas que impedem a renovação organizacional. Assim,
pode-se falar em culturas adaptativas que se caracterizam pela constante
revisão e atualização de seus padrões de conduta ao lado de culturas
conservadoras, nas quais predomina a manutenção e preservação de ideias,
valores, costumes e tradições que não mudam ao longo do tempo.
As principais técnicas de DO são: o
treinamento da sensitividade, a análise transacional, o desenvolvimento de
equipes, a consultoria de procedimentos, a reunião de confrontação e a retroação
de dados. O processo de DO envolve seis passos, desde o diagnóstico preliminar
do problema até a execução da solução-ação, tendo por base a pesquisa-ação. O
espírito empreendedor é um aspecto importante da cultura organizacional e pode
ser incrementado através de fatores psicológicos e sociológicos. Finalmente, a
ética e o comportamento ético, bem como os valores e leis são componentes
importantes da cultura das organizações.
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