terça-feira, 22 de setembro de 2015

Resumindo o que vimos até aqui...

 A cultura organizacional é o primeiro passo para se conhecer uma organização, pois ela define o modo de comportamento das pessoas na organização. É a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, e que guia o comportamento e a tomada de decisão das pessoas. Por isso, a cultura precisa estar alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

 Existem culturas bem-sucedidas, isto é, que são flexíveis e inovadoras o suficiente para conduzir organizações para o sucesso, ao lado de culturas que impedem a renovação organizacional. Assim, pode-se falar em culturas adaptativas que se caracterizam pela constante revisão e atualização de seus padrões de conduta ao lado de culturas conservadoras, nas quais predomina a manutenção e preservação de ideias, valores, costumes e tradições que não mudam ao longo do tempo.


 As principais técnicas de DO são: o treinamento da sensitividade, a análise transacional, o desenvolvimento de equipes, a consultoria de procedimentos, a reunião de confrontação e a retroação de dados. O processo de DO envolve seis passos, desde o diagnóstico preliminar do problema até a execução da solução-ação, tendo por base a pesquisa-ação. O espírito empreendedor é um aspecto importante da cultura organizacional e pode ser incrementado através de fatores psicológicos e sociológicos. Finalmente, a ética e o comportamento ético, bem como os valores e leis são componentes importantes da cultura das organizações.

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