terça-feira, 1 de setembro de 2015

Organização Formal e Informal
As organizações são compostas de maneira formal e informal. Elas estão em um processo contínuo de desenvolvimento.
A organização formal tem a estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance dos objetivos globais da organização. Geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. 
A organização informal é uma rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação às práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos.
As organizações devem buscar formas de integrar essas duas características de acordo com a realidade da empresa, para que não venha ter ruídos que impeça um maior crescimento na organização. Formalmente ou informalmente a cultura é repassada de indivíduo para indivíduo. Entende-se como uma boa prática que as organizações divulguem de maneira clara e transparente quais os padrões de comportamento que as norteiam para que seus colaboradores entendam qual comportamento espera-se deles.

Um comentário:

  1. Jéssica, suas postagens estão excelentes, e pelo que pude perceber todas estão alinhadas ao tema que você propôs trabalhar. Continue assim.

    Gustavo Santos, Monitor da Disciplina de Comportamento Organizacional.

    ResponderExcluir