quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Cultura Organizacional como forma de Poder


A cultura de uma organização tem resultados positivos, quando é fortalecida pela estabilidade dos membros do grupo, uma liderança que tem continuidade, o tamanho do grupo. É por meio do poder que se é permitido que um grupo tome decisões acertadas, de maneira rápida ao seu favor.
A cultura organizacional é um meio de poder que envolve as mudanças dentro do seu ambiente, levando em consideração toda a sua forma de identificação. O poder está presente nos mais diversos tipos de contato e convívio. Porém, o contexto social e os atributos individuais das pessoas que estão no ambiente devem ser consideradas.
Há pontos positivos e negativos relacionados ao poder. Os padrões culturais estabelecidos pelo grupo são levados a todos os envolvidos para que tenham determinado padrão. O processo que controla o comportamento tem como objetivo que os indivíduos tenha determinados padrões para maiores resultados da organização.
No entanto, esses indivíduos que fazem parte deste ambiente, possuem valores e padrões. Esses valores e padrões do comportamento individual é o que caracteriza o poder pessoal, em outras palavras, são absorvidos de maneira espontânea, não tenho nenhum tipo de resistência.
Outra forma de poder é o contextual, simultâneo ao que as organizações coloca a dispor dos seus membros, é um instrumento de integração das ações individuais em ações coletivas, que podem a levar as organizações a alcançar seus objetivos, é um reflexo da cultura predominante da organização.
Sugiram que leiam o artigo “A Cultura Organizacional como instrumento de poder”, em que retrata um pouco mais relação das formas de poder nas organizações.
 

Link para acesso ao artigo: http://tupi.fisica.ufmg.br/~michel/docs/Artigos_e_textos/Cultura_e_cultura_organizacional/cultura%20como%20instrumento%20de%20poder.pdf

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