terça-feira, 13 de outubro de 2015

As emoções nas Culturas Organizacionais


As emoções é uma reação a relacionamentos em um processo interativo de influência mútua e não omitem a influência da cultura organizacional ou de processos comunicativos. Elas são frequentemente visualizadas como consequências do que os outros dizem ou fazem, por outros entendemos indivíduos ou normas.
Dos sistemas mais simples aos mais complexos, as relações entre indivíduos são interações cooperativas, diretas ou indiretas, ou não seria possível a sobrevivência dos sistemas sociais. Isso leva os biólogos do conhecimento, dessa emergente ciência cognitiva, a afirmar que sem cooperação não pode haver sistema social. A cultura criada na sociedade atenta contra a plena realização da tendência natural.
A emoção estabiliza os relacionamentos, expande o comportamento inteligente e a criatividade, além de abrir espaço de interações recorrentes com os outros. Já emoções como o medo ou a rejeição, comuns nas culturas autoritárias, restringem a capacidade de ver e dialogar, não disponibilizando todo nosso conhecimento, além de restringir a criatividade. A conversação surge aí como o entrelaçamento entre a linguagem e a emoção, o que restringe a convivência

Sugiro que leiam o artigo “Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica”, que trata dos relacionamentos interpessoais relacionando as emoções e a forma que é vista pela organização.

Link para acesso ao artigo: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rap/v40n5/a07v40n5.pdf

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