quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Cultura Organizacional e Responsabilidade Social


A cultura é a construção dos atores organizacionais e que se faz por acumulação histórica, o que significa que muda muito lentamente. Ela pode facilitar a implementação de práticas, ou até mesmo se preocupar com estratégicas que devem ser tomadas no que tange a responsabilidade social e não sendo um obstáculo. 

A cultura é composta de significados que, ao serem partilhados por um ou mais grupos de indivíduos, tomam a forma de sentidos, não sendo um atributo individual.

Se encararmos a responsabilidade social como Zenone (2006, p.11), como algo que a empresa leva para si, tem a preocupação, faz todo o sentido relacionar a cultura organizacional com a responsabilidade social.

A responsabilidade social não será ampla e plena enquanto não estiver absorvida nas práticas dos indivíduos que trabalham na e com a empresa que assume essa postura.

Sugiro que leiam o artigo “A responsabilidade social das empresas: incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional”, que trata da responsabilidade social das empresas como um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos estratégicos, e também como resposta ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário