quinta-feira, 22 de outubro de 2015


As organizações têm comportamentos particulares e que as diferenciam de outras organizações. A cultura é transmitida aos funcionários de diversas maneiras, e as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem.
A socialização (ou aculturação) explica Maximiano (apud Leite, 2013), é o processo por meio do qual os indivíduos aprendem e adquirem a cultura de uma organização ou ocupação. De maneira sutil ou coercitiva, os recém-chegados são aculturados, aprendendo a se comportar de acordo com as normas do grupo ou da organização já existente.
Três forças têm um papel particularmente importante na manutenção da cultura: as práticas de seleção, as ações dos dirigentes e os métodos de socialização.
Na seleção quando identificam-se mais de um candidato que preenche os requisitos a decisão final sobre quem será contratado será significativamente influenciada pelo julgamento de quem parece mais bem-ajustado à organização.
Sugiro que leiam o artigo “A Cultura Organizacional na Seleção de Funcionários”, que trata do processo de seleção como um fator importante para a manutenção da cultura organizacional.
Link para acesso ao artigo: http://www.revistareage.com.br/artigos/segunda_edicao/04.pdf

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